Diálogo escola-família: Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens

• Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
  • Ano: 2019
  • Organização: Tereza Perez
  • Parceria: Comunidade Educativa CEDAC

Não é fácil nem simples tratar da relação entre escola e famílias, porque, quanto mais conhecemos as duas instituições, mais complexo é explicitar as diferentes possibilidades de tessitura desse relacionamento. Este livro parte do entendimento de que a escola presta um serviço à comunidade e às famílias e é corresponsável por ensinar e educar as crianças, os adolescentes e os jovens. Seja privada ou pública, seu papel e seu compromisso não mudam.

A obra inclui, ainda, uma apresentação digital com vários materiais pensados para apoiar a implementação das ações propostas e que pode ser acessada por meio do código QR e do link impressos na próxima página e na quarta capa do livro. É importante ressaltar que ela não substitui a leitura cuidadosa do livro, porque ele é resultado de estudos profundos e traz muitas referências a valiosas situações reais.

Ao escrevermos para escolas públicas e particulares, deparamos com o desafio de contemplar diferentes realidades. Você se identificará com a maioria delas, mas algumas estratégias propostas serão distantes de seu contexto de atuação. Se isso acontecer, nossa sugestão, caro gestor, é que considere esses casos como oportunidades para ampliar seu olhar para diferentes situações que podem vir a fazer parte de sua vida profissional.