Entrevista com Neus Sanmartí

“Um fator importante para o fracasso escolar reside no fato de que os professores estão mais preocupados em transmitir as informações corretamente do que em entender por que os alunos não as entendem.”

Neus Sanmartí. Avaliar para aprender. 10 ideias-chave. Graò. 2007. p. 10

“O conhecimento ou se aprende na escola ou não se aprende em lugar nenhum”, começa Neus Sanmartí dizendo enfaticamente nesta conversa que tivemos com ela há alguns meses, muito antes do confinamento, mas na qual conversamos sobre dois dos temas que, nestas semanas de aulas fechadas e escolas confinadas, tornaram-se mais importantes: o que devemos aprender e como devemos avaliar o que aprendemos.

Se a crise da covid-19 colocou algo na mesa educacional, é como é difícil para nós identificar as aprendizagens básicas que devem ser abordadas nas diferentes fases e cursos do ensino obrigatório, apesar de, na nossa legislação, como na maioria dos países ibero-americanos, termos o guia das competências.

Apesar da excepcionalidade e das dificuldades com que o ensino e a escola tiveram de conviver durante estas semanas, quase não houve vozes, nem sequer por parte das administrações educativas, que tenham recorrido às competências como guias para construir a escola em tempos de confinamento. Se temos verificado algo nestes tempos, é que nosso sistema educacional continua muito focado em conteúdo, especialmente no ensino médio e, claro, no bacharelado. Infelizmente, muito da discussão tem sido focada se estávamos ou não avançando nos conteúdos, embora fosse muito mais interessante perder tempo nos perguntando qual é realmente o aprendizado fundamental em cada etapa e curso.

“A escola garante-nos, e é uma tarefa fundamental, a transmissão de alguns saberes, de uma herança, de uma cultura em todos os sentidos.”

Não é, em todo caso, uma questão simples, diz Neus Sanmartí na entrevista. “A escola nos garante, e é uma tarefa fundamental, a transmissão de saberes, de uma herança, de uma cultura em todos os sentidos”, mas visa também ajudar-nos a dar sentido ao que aprendemos e, como veremos mais adiantenos capacitar para continuar aprendendo ao longo da vida. Em termos de conhecimento, o objetivo da escola é nos ajudar a usar o conhecimento para participar de forma ativa e responsável na sociedade. A pergunta a nos fazer, então, não seria tanto para que serve o que aprendemos na escola (uma pergunta recorrente por parte de muitos, entre eles, claro, os próprios alunos), mas sim o que realmente significa o conhecimento que aprendemos na escola, por que ele é importante, como ele é combinado para entender melhor o mundo, como podemos mobilizar esse conhecimento para agir no mundo, também para entender melhor por que fazemos as coisas. Lembre-se do saber, saber fazer e saber ser, saber se convém fazer (conhecimento declarativo-saber dizerconhecimento procedimental-saber fazer e saber ser ).[1]

Não vamos à escola apenas para adquirir conhecimento, embora a escola, nos lembra Neus Sanmartí, seja o único lugar onde todos temos a oportunidade de adquirir um patrimônio cultural e científico comum. Vamos à escola sobretudo para compreender. Uma ideia que tem a ver com um dos debates tradicionais que temos tido em torno da ideia do currículo escolar. Aquele que enfrenta um currículo adaptativo (a educação deve responder às necessidades da sociedade) e reprodutivo (uma herança cultural, crenças, valores) contra um currículo transformador que desafia a realidade.

“Não se trata de escolher uma única posição: adaptação ou transformação. Trata-se de ler a sociedade em que vivem e onde atuarão nossos alunos como um amplo concerto de situações que demandam diferentes modos de ação.”

Na realidade, diz Axel Rivas, e Neus Sanmartí sustenta nesta entrevista: “não se trata de escolher uma única posição: adaptação ou transformação. Trata-se de ler a sociedade em que vivem e onde atuarão nossos alunos como um amplo concerto de situações que demandam diferentes modos de ação. Precisamos de ambos: sujeitos educados para responder às demandas de seu ambiente e capazes de reelaborar essas demandas com base em valores superiores que eles mesmos podem construir em liberdade[2]”.

O outro grande tema de discussão nestas semanas foi como fechamos o ano letivo e mais especificamente como abordamos a promoção, a mudança de etapa (6ª Primária) e a qualificação dos alunos (4ª ESO, Bacharelado, Ciclos). A pergunta que temos ouvido repetidamente foi como tínhamos que avaliar o terceiro período e como deveríamos fazer (porque a avaliação parece ser algo que se faz) a avaliação final do curso. Mas o que todos realmente se perguntavam, desde nossos gestores educacionais até muitos professores, incluindo alunos e famílias, era como as disciplinas e o curso deveriam ser avaliados, como poderíamos fazer os exames remotamente. A nossa grande e principal preocupação, mesmo numa situação tão excecional, complexa e exigente para todos (alunos, professores, famílias) como esta que estamos vivendo tem sido ‘como atribuo as notas?’, como diz Neus Sanmartí, e não tanto quanto e o que nossos alunos estão aprendendo.

Neus Sanmartí passou anos trabalhando na avaliação de processos de ensino e aprendizagem. Ela é, sem dúvida, uma das vozes mais destacadas em nosso país em termos de avaliação. Química de formação, foi professora do ensino secundário e diretora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona. É Professora Emérita do Departamento de Didática da Matemática e Ciências Experimentais da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona e, nos últimos anos, tem estado muito envolvida no grupo de trabalho de avaliação para aprendizagem do MRP Rosa Sensat. Seu livro, 10 ideias-chave. Avaliar para aprender, publicado pela editora Grào em 2007, continua sendo uma referência para entender que avaliar não é sinônimo de nota e essa avaliação é o principal motor da aprendizagem. “Não estou interessada em como avaliar competências”, ela nos diz, “estou interessada em como a avaliação ajuda a desenvolver competências.”

Com esse pano de fundo, não surpreende que grande parte da conversa tenha girado em torno da mudança necessária que nosso sistema educacional precisa na cultura de avaliação. “A avaliação”, diz Neus Sanmartí, “é o motor da aprendizagem, pois dela depende o que e como se ensina, assim como o que e como se aprende.[3]

Pensando no que implica a avaliação, Neus diz: A avaliação é importante porque nos obriga a mudar tudo e coloca os alunos diante das questões-chave de qualquer processo de aprendizagem: como estou aprendendo, o que estou aprendendo, por que estou aprendendo? Deixo-vos com Neus Sanmartí. Espero que gostem.

Carlos Magro
@c_magro

[1] Orden ECD/65/2015, de 21 de enero, por la que se describen las relaciones entre las competencias, los contenidos y los criterios de evaluación de la educación primaria, la educación secundaria obligatoria y el bachillerato. Disponible en https://www.boe.es/boe/dias/2015/01/29/pdfs/BOE-A-2015-738.pdf
[2] Axel Rivas (2019). ¿Qué hay que aprender hoy? De la escuela de las respuestas a la escuela de las preguntas. Fundación Santillana. p. 26
[3] Neus Sanmarti (2007). 10 ideas clave: Evaluar para aprender. Editorial Graó.

Posts relacionados