Nilma Lino Gomes recebe comenda Ordem Nacional do Mérito Educativo
Nilma Lino Gomes, consultora para Políticas Antirracistas da Fundação Santillana no Brasil, recebeu a comenda de Ordem Nacional do Mérito Educativo, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Educação (MEC) a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento do ensino e da educação no Brasil.
A cerimônia de entrega das comendas aconteceu na última sexta-feira, 14 de novembro de 2025, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana.
Instituída pelo Decreto nº 4.797/2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo homenageia educadores, pesquisadores, gestores e instituições que se destacam na promoção da educação brasileira. A entrega deste ano integra as comemorações pelos 95 anos de criação do MEC.
Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres e Igualdade Racial, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é referência na educação brasileira por defender um currículo que promova a igualdade e valorize as identidades negras e indígenas.


