Como a tecnologia educacional pode melhorar a aprendizagem para todos?

Apesar do otimismo que caracterizou o movimento da tecnologia educacional, seus resultados foram um tanto decepcionantes. Não há dúvida de que o potencial da tecnologia educacional ainda não foi realizado. Uma melhor abordagem dessa tecnologia educacional buscaria entender as necessidades, infraestruturas e capacidade de um sistema escolar; examinar as melhores evidências disponíveis sobre as intervenções que se encaixam nessas condições e monitorar de perto os resultados das inovações antes de serem disseminadas e ampliadas.
Embora a tecnologia tenha perturbado a maioria dos setores da economia e mudado a forma como nos comunicamos, acessamos informações, trabalhamos e até nos divertimos, seu impacto nas escolas, no ensino e na aprendizagem tem sido muito mais limitado. Os autores deste relatório, publicado pelo Brookings Institute’s Center for Universal Education, acreditam que esse impacto limitado se deve principalmente ao fato de que a tecnologia tem sido usada para substituir ferramentas analógicas, sem dar muita atenção ao aproveitamento das vantagens comparativas da tecnologia.

Essas vantagens comparativas, em relação à instrução tradicional em sala de aula “giz e conversa”, incluem ajudar a expandir a instrução padronizada, facilitar a instrução diferenciada, expandir as oportunidades de prática e aumentar o envolvimento do aluno. Quando as escolas usam a tecnologia para aprimorar o trabalho dos educadores e para melhorar a qualidade e a quantidade do conteúdo educacional, os alunos prosperam.

Além disso, a COVID-19 revelou que no ambiente atual, onde as pandemias e os efeitos das mudanças climáticas são prováveis, as escolas nem sempre podem oferecer educação presencial, justificando o investimento em tecnologia educacional.
No documento, os autores, Emiliana Vegas, Codiretora do Brookings Institute Center for Universal Education e Membro do Conselho Global CIPPEC; Alejandro J. Ganimian, Professor Assistente de Psicologia Aplicada e Economia na Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Nova York, e Frederick M. Hess, Acadêmico Residente e Diretor de Estudos de Políticas Educacionais do American Enterprise Institute, defendem uma abordagem simples para a tecnologia educacional que busca:

• Compreensão das necessidades, infraestrutura e capacidade de um sistema escolar: o diagnóstico.
  • Examinar a melhor evidência disponível sobre intervenções que correspondam a essas condições: a evidência.
  • Monitorar de perto os resultados das inovações antes que elas ganhem escala: a previsão.
Idioma da Publicação: Espanhol Download da Publicação