Prêmio VIVALECTURA 2023

Os Prêmios VIVALECTURA 2023 foram entregues na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
A edição do Prêmio Vivalectura 2023 contou com 488 projetos apresentados e avaliados de todo o país, sendo 4 premiados em duas categorias, e 3 menções especiais.
Nunca é tarde para promover a leitura
O Prêmio VIVALECTURA, concurso que reconhece experiências que promovem práticas de leitura em diferentes espaços educativos e sociais, premiou os projetos vencedores da edição 2023, no âmbito da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.
A cerimônia foi presidida pela Dra. Silvina Gvirtz, Secretária de Educação da Nação; Sandra Rodríguez, coordenadora da área de Cooperação e Inovação da OEI Argentina; Natalia Porta López, coordenadora do Plano Nacional de Leitura; Nilda Palacios, coordenadora de projetos da Fundación Santillana Argentina; e Claudia Piñeiro, presidente do júri do Prêmio Vivalectura 2023.
Tornando visível o trabalho da comunidade
Silvina Gvirtz destacou a importância deste prémio porque “torna visível o trabalho de todas as pessoas que, tanto das escolas como de todos os tipos de espaços sociais, estão determinadas a aproximar a leitura dos outros. Este tipo de espaço é muito importante para continuar a promover a leitura em todas as áreas e em todas as idades”.
Por sua vez, a escritora Claudia Piñeiro destacou a grande participação e apresentação de projetos nesta edição e destacou que é importante conhecer e dar a conhecer “a quantidade de pessoas que se preocupam em promover a leitura, que trabalham de forma criativa para que outros leiam”. .
Já Sandra Rodríguez lembrou Vera Rexach pela sua paixão pela leitura e promotora da categoria ‘Leitura em ambientes digitais’. “Nesta edição quisemos homenagear a nossa colega Vera Rexach, que nos deixou mas ainda está muito presente entre nós, com a criação de uma Menção Especial para projetos de leitura transmídia em qualquer uma das categorias, que chamamos de ‘Prêmio Vera Rexach de leitura em ambientes digitais'”, expressou Sandra Rodríguez.
Por sua vez, Natalia Porta López destacou o grande trabalho de todos aqueles que fazem com que o Prêmio Vivalectura continue vivo. “Quero celebrar o trabalho maravilhoso que vocês estão fazendo. A partir do Plano Nacional de Leitura assumimos o compromisso de não largar a mão de quem enviou seus projetos, sabemos o que cada um de vocês está fazendo, sabemos como estão e do que precisam”.
“A Vivalectura nasceu em 2007, e ao longo de todas as edições somou mais de 8.000 inscritos, com projetos e ideias de todas as regiões do país, cujo objetivo é promover a leitura. Até esta edição, foram premiadas 211 experiências de diversas áreas da sociedade. Este prémio é um sinal do grande interesse que existe na promoção dos hábitos de leitura, não só nas escolas, mas também nas diversas esferas da vida”, afirmou Nilda Palacios, Coordenadora de Projetos da Fundación Santillana Argentina.
O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação da Nação, através do Plano Nacional de Leitura, coordenado e realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana. Sua décima sexta edição conta ainda com a participação especial da Educar SE e da Fundação Itaú, e com a colaboração de Sobre Tiza, Editorial Eudeba e Boldt Impresores para a equipe de seleção.

Esta nova edição do Prêmio Vivalectura 2023 contou com 488 candidatos de todas as províncias da Argentina. Nesta ocasião, as iniciativas de promoção da leitura poderão ser apresentadas em duas categorias:

• Escolas públicas e privadas: abrange experiências realizadas em escolas pré-escolares, primárias e secundárias. Podem ser representativos de toda a escola, de uma sala de aula, de um conjunto de salas de aula ou da biblioteca escolar e cujos gestores são professores, diretores, bibliotecários ou coordenadores.
  • Sociedade: Podem participar nesta categoria projetos apresentados por profissionais ligados a ONGs ou organizações civis com ou sem fins lucrativos, bibliotecas, hospitais, fundações, pessoas físicas e jurídicas. Institutos estatais e privados de formação de professores, universidades/faculdades. Abrange experiências de promoção da leitura que têm como destinatários a comunidade/sociedade.

Quem foram os vencedores?

Projetos vencedores do Prêmio Vivalectura 2023

Categoria escolar
Primeiro prêmio:
Clube de Leitura da Escola Rádio Luis Lacunza - Ileana Falconnat.
Escola Primária nº5 Juan Bautista Alberdi.
San Miguel del Monte, Província de Buenos Aires.
Segundo prêmio:
Itinerários de leitura no primeiro ano do ensino médio - Gastón Daix.
Escola Sara Bartfeld Rietti / Universidade Nacional de Rosário (UNR)
General Lagos, Santa Fé.
Menção especial:
A casinha dos livros - Camila Florencia Lozada
Liceo 1 OF 2 "José Figueroa Alcorta" (Cidade Autônoma de Buenos Aires)
Sociedade da categoria
Primeiro prêmio:
Espaços de Leitura em Saúde – María Soledad Mancini
Hospital Geral de Cuidados Agudos Parmenio Piñero
Cidade Autónoma de Buenos AIres
Segundo prêmio:
Paraná lê: passeios literários – Alexis Ariel Chausovsky
Editorial da Universidade Nacional de Entre Ríos (EDUNER)
Paraná, Entre Rios.
Menção especial:
Da biblioteca para o rádio – Marcelo Montero
A Casa, espaço de debate e cultura.
Claypole, Província de Buenos Aires.
Menção especial: Prêmio Vera Rexach de leitura em ambientes digitais
Aquela praga de saias no ensino médio. Mulheres escritoras e jovens leitoras da Chapata espalhando ideias - Marinela Pionetti
EES Nº71 "Roberto Fontanarrosa"
Chapadmalal, Província de Buenos Aires.
Os primeiros colocados de cada categoria obtiveram um prêmio de US$ 70 mil (pesos argentinos) e os segundos colocados, um prêmio de US$ 30 mil (pesos argentinos). Além disso, houve Menções Especiais que receberam bibliotecas pessoais cedidas por Ediciones Santillana.
Também foi concedida Menção Especial aos projetos que apresentarem trabalhos de leitura transmídia de destaque em qualquer uma das categorias, denominado “Prêmio Vera Rexach de leitura em ambientes digitais”.
Redes sociais:
  • Prêmio VIVALECTURE do Facebook
  • Prêmio Youtube VIVALECTURA
Sobre o Prêmio VIVALECTURA
Foi criado pelo Ministério da Educação da Nação em 17 de setembro de 2007 e apresentado nesse ano pelo Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Foi declarado de interesse educacional em diversas ocasiões pelo Ministério da Educação da Nação, pelo Senado da Nação em 2009, de interesse legislativo pela Câmara dos Deputados de Formosa em 2010 e de interesse pela Honorável Câmara dos Deputados da Nação em 2018 e 2019. Desde o seu lançamento até hoje, foram recebidas mais de 8.000 inscrições de todo o país, entre as quais se distinguiram mais de uma centena de experiências vencedoras.
www.premiovivalectura.org.ar / argentina@fundacionsantillana.com
Sobre a Fundação Santillana
A Fundação Santillana iniciou sua atividade institucional na Argentina em 16 de novembro de 2004, de onde cobre o Cone Sul e coordena diferentes atividades no campo educacional e cultural. Entre os objetivos fundadores encontram-se a organização de atividades culturais, tais como conferências, encontros e exposições, e a promoção de iniciativas de investigação e educação decorrentes da comunidade nacional.
www.fundacionantillana.com
Sobre a OEI
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é a maior organização multilateral de cooperação entre os países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com mais de 3.000 pessoas trabalhando em toda a Ibero-América, fisicamente distribuídas em 20 países da região.
Concebe a educação, a ciência e a cultura como ferramentas de desenvolvimento humano e geradoras de oportunidades para a construção de um futuro melhor para todos.
Atua diretamente com os governos dos 23 países membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo suas políticas públicas por meio de programas e projetos elaborados e executados por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a criação de valor para toda a sociedade.
Os estados membros da OEI são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal , República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Os países observadores da OEI são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
As organizações observadoras da OEI são a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) e a Fundação EU-LAC.
A sede de sua secretaria geral está em Madrid (Espanha) e tem 19 escritórios nacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai , Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.