A construção do pensamento científico e tecnológico em crianças de 3 a 8 anos

Este documento revela como o pensamento científico e tecnológico se desenvolve ao longo dos primeiros anos de vida, especialmente considerando a fase que decorre entre o nível inicial e os primeiros anos do ensino primário. Enfatiza como educar essa curiosidade tão evidente nas crianças pequenas, aprimorá-la ao longo da escola e desenvolver, ao mesmo tempo, hábitos de pensamento cada vez mais poderosos, organizados e rigorosos. O capítulo 1 inicia com algumas definições, buscando pactuar sobre o que é (e por que é importante) o que chamamos de pensamento científico e tecnológico, principalmente considerando a fase da infância. O capítulo 2, parte das contribuições da pedagogia, didática, psicologia cognitiva e neurociências, respondendo como o pensamento científico e tecnológico se desenvolve ao longo da infância. O capítulo 3 aprofunda-se nas metodologias de ensino que ajudam a formar o pensamento científico e tecnológico das crianças. Por fim, o capítulo 4 compartilha alguns exemplos de projetos educacionais para a formação do pensamento científico e tecnológico na infância, realizados em diferentes partes do mundo, como casos inspiradores que podem fornecer pistas valiosas.

A discussão se enquadra no contexto mais geral do que se tem chamado, nos últimos anos, de Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (ou STEM, na sigla em inglês). É um paradigma que enfatiza a necessidade de formação do núcleo (stem significa tronco ou talo) de crianças e jovens em um mundo cada vez mais permeado pela ciência, tecnologia e suas possibilidades transformadoras. É um quadro ambicioso e por vezes difíceis de operacionalizar na prática, mas ao mesmo tempo nos dá um horizonte poderoso para continuar caminhando.

Idioma da Publicação: Espanhol Download da Publicação