Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015

• Edição: Editora Moderna
  • Ano: 2015
  • Organização: Editora Moderna / Todos pela Educação

Esta quarta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica abre uma fase importante desta série de publicações: é a primeira após a promulgação do Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado em junho de 2014 e que define as diretrizes e estratégias para o País alcançar melhores resultados na Educação, no prazo de dez anos. Desde a segunda edição, este Anuário tem o conteúdo organizado com base nas 20 metas do PNE.

Essa decisão foi tomada, ainda em 2013, para facilitar a leitura e o entendimento dos dados reunidos na publicação e, acima de tudo, por se acreditar que o plano, mesmo antes de entrar em vigor, viria a ser uma referência fundamental para a compreensão do cenário educacional brasileiro, assim como dos desafios que se colocam à frente dos gestores públicos e da sociedade em geral. Agora, no momento em que o PNE se consolida como o principal instrumento norteador dos esforços pela melhoria do ensino nas escolas do País, o conteúdo da lei passa a permear de forma ainda mais evidente as páginas do Anuário, não apenas no que diz respeito às metas, mas também às estratégias previstas para alcançá-las durante a próxima década, até 2024.

Para fornecer o quadro mais completo possível, o Anuário conta com os números do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), disponibilizados pelo Ministério da Educação. E vai além, com tabulações próprias e abordagens estatísticas inéditas.