Ferramentas para os dirigentes municipais de Educação
- Edição: Fundação Santillana
- Ano: 2025
- Organização: Undime
O conjunto de publicações Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação, Agenda dos Cem Primeiros Dias e Excelência na Gestão da Educação Municipal é fundamental para a gestão na pasta, seja em primeiro mandato ou não. Reúne subsídios para atuar com técnica, eficiência, eficácia e responsabilidade, sempre respeitando as instâncias e as normas legais, conforme se espera do trabalho de todo cidadão.
Organizado em nove capítulos, o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação trata de questões como o papel estratégico da Undime; a missão de cada profissional; planejamento educacional; financiamento da Educação; regime de colaboração; inclusão educacional na perspectiva da estratégia Busca Ativa Escolar; e aspectos pedagógicos, administrativos e democráticos. Tais conteúdos estão articulados com a plataforma Conviva Educação, uma iniciativa da Undime com dez parceiros institucionais que também está disponível para as secretarias sem custo e com suporte para o uso.
A Agenda dos Cem Primeiros Dias tem como objetivo principal dar ênfase à necessidade de o dirigente municipal de Educação (DME) conhecer o atual estágio das ações desenvolvidas pela administração anterior nos campos de legislação, políticas e diretrizes, programas e projetos – implantados e em implementação –, situação dos convênios e contratos vigentes, bem como prestações de contas entregues ou pendentes.
O folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal destaca ações e elenca os principais desafios a serem enfrentados no âmbito da Educação.
Essas publicações, lançadas pela primeira vez em 2009, são iniciativas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O trabalho é desenvolvido em parceria com a Fundação Santillana e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para proporcional a todos os DMEs as informações mais necessárias à gestão de uma rede de ensino no contexto da estrutura da política educacional brasileira.

