Regime de Colaboração e associativismo territorial – Arranjos de Desenvolvimento da Educação

• Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
  • Ano: 2012
  • Organização: Fernando Luiz Abrucio e Mozart Neves Ramos

Superar as desigualdades regionais e garantir uma Educação de qualidade às crianças e jovens do País passa pela implementação de um Sistema Nacional de Educação. Para isso, União, estados, Distrito Federal e municípios devem agir de forma transversal, cooperativa e não competitiva.

Uma das maneiras de colocar em prática esse tão desejável e necessário Regime de Colaboração são os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Embora tenham forte vocação intermunicipal, os ADEs envolvem todos os entes federados e, eventualmente, instituições privadas e não governamentais.

Este livro reúne experiências bem-sucedidas dessa natureza e mostra que o fortalecimento e a disseminação do Regime de Colaboração e dos ADEs são caminhos viáveis e eficazes para aumentar a equidade entre os cidadãos, e, por consequência, o desenvolvimento do Brasil.

Imagem da capa do livro
Idioma da Publicação: Português Download da Publicação Ler Publicação Online