Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação

• Edição: Fundação Santillana
  • Ano: 2020
  • Organização: Undime

DOWNLOAD | ACESSÍVEL | Excelência na Gestão da Educação Municipal – Folheto com informações importantes

DOWNLOAD | ACESSÍVEL | Agenda dos Cem Primeiros Dias - Orientações ao Dirigente Municipal de Educação

Este conjunto de publicações é de extrema importância para a gestão municipal de Educação, seja ela de primeiro mandato ou não. Servirá para compreender como fazer a gestão com técnica, eficiência, eficácia e consciência, respeitando as instâncias e o regramento legal, como deve ser o trabalho de todo cidadão.

O Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação, organizado em nove capítulos, apresenta questões como: o papel estratégico da Undime; a sua missão como DME; o planejamento educacional; o financiamento da educação; o regime de colaboração; a inclusão educacional na perspectiva da estratégia Busca Ativa Escolar; e aspectos relacionados às gestões pedagógica, administrativa e democrática. Tais conteúdos estão articulados com a plataforma Conviva Educação, uma iniciativa da Undime com dez parceiros institucionais que também está disponível para a sua secretaria sem custo algum e com apoio ao uso.

A Agenda dos Cem Primeiros Dias tem como objetivo principal dar ênfase à necessidade de o DME conhecer o atual estágio das ações desenvolvidas pela gestão anterior no campo da legislação, das políticas e diretrizes, dos programas e projetos – implantados e em implementação –, da situação dos convênios e contratos vigentes, bem como das prestações de contas entregues ou pendentes.

O folheto “Excelência na Gestão da Educação Municipal” apresenta aos prefeitos a Undime bem como suas ações, elenca os principais desafios a serem enfrentados a partir de 2021 no âmbito da educação, introdução relevante para os demais materiais.

As publicações, lançadas pela primeira vez em 2009, são iniciativas da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em função da grande receptividade pelos gestores, lançamos aqui sua quarta edição totalmente atualizada e remodelada. Este trabalho é desenvolvido em parceria com a

Fundação Santillana e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), levando a todos os dirigentes municipais de educação (DME) as informações mais necessárias à gestão de uma rede de ensino no contexto da estrutura da política educacional brasileira.