Empoderar crianças e jovens para a cidadania global

• Autores: Fernando M. Reimers / Vidur Chopra / Connie K. Chung / Julia Higdon / E. B. O’Donnel
  • Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
  • Ano: 2017
  • Parceria: Unesco

Se o propósito da Educação é capacitar todas as crianças e jovens para que se tornem cidadãos globais, devemos elevar o nível de nossas aspirações sobre o que significa educar bem. A urgência de preparar todos os estudantes para serem cidadãos globais exige programas inovadores, que forneçam novas formas de ensino e aprendizagem.

Os autores trabalham com uma proposta inovadora para o currículo e os planos de aula da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Médio, de maneira alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados recentemente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com as necessárias competências cognitivas e socioemocionais do aluno.

O trabalho de Fernando Reimers é pioneiro e visionário. Além de incluir tópicos relevantes para educadores e estudantes de todo o mundo, ele reflete criticamente sobre o modelo de escola que temos e propõe soluções criativas e concretas para a transformação de que precisamos.

Este livro apresenta um currículo de Educação para a cidadania global abrangente, rigoroso e coerente, para ser implementado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, concebido com a intenção de formar cidadãos para o mundo. Espera-se que sirva como provocação e estimule a inovação curricular e pedagógica, bem como adaptações das ideias aqui apresentadas, que estão alinhadas com os objetivos e bases conceituais do trabalho dos pesquisadores.