Estratégia de Habilidades da OCDE 2019

As competências são essenciais para permitir que pessoas e países progridam em um mundo cada vez mais complexo, interconectado e em mudança. Os países em que as pessoas desenvolvem fortes habilidades, aprendem ao longo de suas vidas e usam habilidades de forma plena e eficaz no trabalho e na sociedade são mais produtivos e inovadores e desfrutam de níveis mais altos de confiança, melhores resultados de saúde e melhor qualidade de vida. As políticas de competências desempenham um papel importante na definição das trajetórias de desenvolvimento dos países, pois facilitam, por exemplo, a adoção de novas tecnologias e melhoram a cadeia de valor agregado. Eles também tornam os países mais atraentes para o investimento direto estrangeiro e muitas vezes ajudam a promover sociedades mais tolerantes e coesas.

Assim como a globalização, a digitalização e as mudanças demográficas estão transformando empregos, a forma como as sociedades funcionam e a forma como as pessoas interagem. Neste contexto, o desejo de obter as habilidades certas está crescendo. Para progredir no mundo de amanhã, as pessoas precisarão de diferentes tipos de habilidades e níveis mais elevados.

A implementação eficaz de reformas de competências é uma tarefa complexa, uma vez que a política de competências está a meio caminho entre a educação, o mercado de trabalho, a indústria e outras áreas políticas. Isso implica a necessidade de coordenar e colaborar com uma ampla variedade de partes interessadas, como ministérios, funcionários de todos os níveis de governo, estudantes, professores, trabalhadores, empregadores, sindicatos e muitos outros. As reformas intersetoriais costumam estar associadas a mecanismos de compensação redistributiva muito complexos, pois se caracterizam pela alocação e redistribuição de recursos tanto entre setores quanto entre níveis de governo. Portanto, ao projetar e aplicar políticas de concorrência, os governos costumam enfrentar grandes desafios políticos e técnicos.

A Estratégia de Habilidades da OCDE de 2019 incorpora as lições aprendidas após a aplicação da estrutura da Estratégia de Habilidades da OCDE em onze países, como novos dados sobre as implicações das chamadas megatendências, incluindo globalização, digitalização, envelhecimento populacional ou migração.

Também leva em consideração novas evidências sobre políticas de habilidades que funcionam sob mecanismos de governança adequados, como mecanismos eficazes de coordenação e responsabilidade, financiamento eficiente de diferentes fontes e sistemas de informação.

As principais recomendações de políticas estão organizadas em torno de três grandes componentes da atualização da Estratégia de Habilidades da OCDE de 2019:
- Desenvolver competências necessárias ao longo da vida. Para garantir que os países possam se adaptar e prosperar em um mundo em constante mudança, todos devem ter acesso a oportunidades para desenvolver e sustentar um forte desempenho em uma série de competências. Este processo é permanente, começando na infância e juventude e continuando ao longo da vida adulta. Abrange também todas as áreas da vida, uma vez que não deve ocorrer apenas formalmente nas escolas e no ensino superior, mas também de forma não formal e informal em casa, na comunidade e no local de trabalho.

- Utilizar as competências de forma eficaz no trabalho e na sociedade. Desenvolver um conjunto de fortes competências é apenas o primeiro passo. Para garantir que os países e seus povos obtenham todo o valor econômico e social do investimento no desenvolvimento de habilidades, as pessoas também precisam de oportunidades, encorajamento e incentivos para usar suas habilidades de forma plena e eficaz no trabalho e na sociedade.

- Fortalecer a governança dos sistemas de competência . O sucesso no desenvolvimento e uso das competências necessárias requer fortes mecanismos de governança que promovam a coordenação, cooperação e colaboração em todos os níveis de governo, envolvam as partes interessadas no ciclo de formulação de políticas, construam sistemas de informação integrados e harmonizem e coordenem os mecanismos de financiamento.

Idioma da Publicação: Espanhol Download da Publicação