A melhoria sistêmica da educação Estudos de caso na América Latina

• Autores: Axel Rivas
  • Organização: Instituto Natura, CIAESA, Universidad de SanAndrés, Fundación Santillana
Com o objetivo de estudar as duas faces dos sistemas educacionais. De um lado, a face visível que se expandiu desde a existência de avaliações de qualidade padronizadas. Diante disso, podemos observar certas variáveis ​​ajustadas aos instrumentos estatísticos, podemos verificar a evolução ao longo do tempo e analisar a comparação geográfica (por países ou sistemas subnacionais). Por outro lado, o lado oculto dos sistemas está em sua cultura, sua história e seus contextos. Este rosto é mais sinuoso, indescritível e multifacetado. É o rosto que muitas tribos de pesquisa evitam porque carece de evidências convincentes, traduzíveis em números. Mas é também o lado mais profundo, sem o qual os verdadeiros comparativistas nunca tentariam entender um sistema educacional.
Este livro é um dos resultados do projeto de pesquisa Las llaves de la educación. Estudo comparativo sobre a melhoria dos sistemas subnacionais de educação na América Latina. Lá tentamos analisar as duas faces dos sistemas educacionais. Foi um projeto gigantesco realizado por 19 pesquisadores dos seis países estudados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Com a coordenação geral do Centro de Pesquisa Aplicada em Educação San Andrés (CIAESA) e o apoio do Instituto Natura, o projeto proposto para investigar a comparação de organizações subnacionais de sistemas educacionais que alcançaram melhorias sustentadas ao longo do tempo.
Idioma da Publicação: Espanhol Download da Publicação