Líderes na escola

• Autores: Antônio Gois
  • Edição: Fundação Santillana / Moderna
  • Ano: 2020

A partir de uma narrativa jornalística, são apresentadas histórias de seis diretores no Brasil, Chile, México, EUA, Canadá e Singapura. Esses países foram escolhidos por sua proximidade com o contexto brasileiro ou por serem considerados sistemas mais avançados em suas políticas de gestão escolar.

O livro primeiro relaciona as ações de diretores com a literatura acadêmica sobre o tema. Aos poucos, o foco se amplia, para analisar como alguns sistemas estão mais ou menos preparados para identificar e desenvolver essas lideranças. Por fim, são apresentados estudos e uma pesquisa inédita, com técnicos de 26 das 27 redes estaduais no Brasil, mostrando que é preciso avançar na construção de documentos que deem mais clareza sobre o que esperamos dos diretores de escola e em melhores políticas de seleção, formação e apoio a esses profissionais. O olhar do autor, que constrói uma ponte entre o conhecimento produzido na academia e o dia a dia das escolas, é o fio condutor de um material que apresenta experiências marcantes e uma bibliografia atualizada sobre gestão escolar.