Por um Sistema Nacional de Educação

• Edição: Editora Moderna / Fundação Santillana
  • Ano: 2010
  • Parceria: Todos Pela Educação

O Professor Jamil Cury vai além e entende que o Todos Pela Educação, como movimento da sociedade civil, difundindo suas metas e objetivos por diferentes meios de comunicação, pode ter um papel importante na mobilização social pela Educação.

Para ele, “quando a sociedade civil pega para valer uma determinada bandeira, é difícil que ela não ressoe nos espaços de governo e, portanto, naqueles que são diretamente responsáveis pela execução das políticas públicas”.

Esta publicação, editada em parceria com a Fundação Santillana, traz a íntegra da palestra e uma entrevista exclusiva concedida pelo Professor Jamil Cury ao Todos Pela Educação. Com ela, pretendemos contribuir para a disseminação e a democratização das ideias que nortearão as discussões da próxima Conae e do futuro Plano Nacional de Educação.

A obra apresenta um pouco da história do Plano Nacional de Educação e várias ideias do Professor Jamil Cury para subsidiar a elaboração de um novo PNE (2011—2020) que seja enxuto, federativo, democrático e complementado por uma Lei de Responsabilidade Educacional.