Subsídios à elaboração da BNCC: Estudos sobre temas estratégicos da parceria CNE e Unesco

• Autores: Ivan Cláudio Pereira Siqueira
  • Edição: Fundação Santillana
  • Ano: 2018
  • Parceria: Conselho Nacional de Educação

A publicação traz entrevistas com um grupo de dez educadores notáveis: Binho Marques, André de Figueiredo Lázaro, Joaquim Bento Feijão, Rita Coelho, Maurício Holanda Maia, Maria Helena Guimarães de Castro, Pilar Lacerda, José Henrique Paim Fernandes, Macaé Evaristo e Frederico da Costa Amâncio.

Mesmo considerando que são intransferíveis as sociabilidades e experiências históricas que emolduram as culturas nas quais as instituições escolares e seus modelos de Educação se sedimentam, não podíamos esquecer o caráter globalizante e a consistência similar das arquiteturas que produzem as circunstâncias mais apropriadas para o aprendizado em muitos lugares do mundo. Somos diferentes, mas somos humanos. Até porque já vai longe a possibilidade de um projeto de Educação ensimesmado, que desconsidere as dinâmicas globais e os imperativos de um ensino para um cenário em que a aldeia é global.

Os estudos aqui reunidos são parte dessa conjuntura. Reelaboradas para compor os capítulos deste livro, as pesquisas são colocadas à disposição dos educadores e da sociedade brasileira em formato destinado a um público mais amplo.

Idioma da Publicação: Português Download da Publicação Ler Publicação Online