Encontro Literário Dialógico

• Autores: Alejandra Cardini, Carla Paparella, Carolina Semmoloni
  • Organização: Instituto Natura y CIPPEC

O primeiro Encontro Literário Dialógico (doravante TLD) ocorreu em 1979 na escola de adultos La Verneda-Sant Martí em Barcelona, ​​​​Espanha (Flecha, García e Gómez, 2013). Você vai se perguntar o que aconteceu com essa experiência para que quarenta e dois anos depois e da Argentina escrevemos sobre esta proposta. Nesta primeira seção, propomos que você viaje pela história, conheça e reviva diferentes eventos que ajudaram o TLD a se expandir para quinze países ao redor do mundo. Para quem experimentou pela primeira vez, foi um sonho que passou a existir na América Latina; Embarcados no mesmo propósito, esperamos que o TDL gere ilusões e possibilidades para novas e mais pessoas. É neste contexto que nasceu o TLD, proporcionando um espaço íntimo de compreensão e aprendizado coletivo. O objetivo era possibilitar – e mostrar que era possível – a este grupo de adultos em situação de pobreza e com baixo nível de alfabetização, o acesso à leitura e fruição das melhores criações literárias da humanidade. Este propósito assentou numa profunda convicção: todas as pessoas, independentemente da sua idade, posição socioeconómica e nível de escolaridade, podem compreender, interpretar e apreciar os textos literários clássicos.

Idioma da Publicação: Espanhol Download da Publicação