Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017

• Edição: Editora Moderna
  • Ano: 2017
  • Organização: Editora Moderna / Todos Pela Educação

Em sua sexta edição, o Anuário Brasileiro da Educação Básica vem se consolidando como um recurso estrategicamente importante para a compreensão dos desafios globais da Educação brasileira e, sob um prisma mais específico, de acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

O Anuário é um serviço prestado à sociedade brasileira, representada por seus pesquisadores, gestores, jornalistas, estudantes, educadores, enfim, todos aqueles que acreditam na Educação como prioridade para a construção de um País socialmente justo. Por isso, é importante lembrar como esta proposta editorial vem se desenvolvendo ao longo do tempo.

Agora também se fortalece com uma abordagem que traduz, como nenhuma outra, o imenso desafio da Educação brasileira: a desigualdade. Bem mais do que coligir os dados disponíveis nas fontes primárias – gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Educação, principalmente –, o Anuário quer conduzir o leitor a uma leitura crítica e bem-informada da realidade educacional brasileira..

Com isso, espera-se chamar a atenção para um tema que não pode ser relevado, quaisquer que sejam os governos ou suas políticas: a necessidade de buscar a igualdade de oportunidades educativas para todos os brasileiros.