Desafios da profissão docente

Desafios da profissão docente

Autores: Fernando Abrucio e Catarina Segatto

Edição: Fundação Santillana / Moderna

Parceria: Instituto Península / Instituto Ayrton Senna

Ano: 2021

Pesquisa compila boas práticas de formação docente no brasil e no mundo e propõe ajustes para ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas.

Nosso desafio como país, além de deixar a carreira docente mais atrativa, é estabelecer políticas públicas que considerem o professor um profissional fundamental para a sociedade, que precisa ser valorizado, bem preparado e desenvolvido integralmente em suas dimensões intelectual, física, cultural, social e emocional para conseguir desempenhar seu papel com excelência.

Esta pesquisa busca reconhecer boas práticas de formação docente no mundo, recupera o histórico da formação de professores no Brasil, propõe ajustes nos âmbitos do governo, da academia, da escola e das redes de ensino e apresenta indicações de como o terceiro setor pode ajudar a criar e implementar políticas adequadas e efetivas. O estudo visa contribuir também com a atual discussão nacional, fornecendo mais subsídios para pensar e instituir o necessário aperfeiçoamento da política de formação docente no Brasil.