Educação em movimento 2 – O percurso histórico da BNCC até os novos currículos

• Edição: Fundação Santillana
  • Ano: 2022
  • Organização: Undime

Após discutir a educação como um direito universal em seu primeiro volume, a Coleção Educação em Movimento, publicada pela Fundação Santillana e pela Undime, traz, neste segundo volume, a BNCC como temática central. Intitulado O percurso histórico da BNCC até os novos currículos, o livro está dividido em quatro partes. A primeira, com quatro capítulos, trata do percurso histórico da Base, faz um resgate dos importantes movimentos que a precederam e marcaram sua construção em regime de colaboração entre União, estados e municípios, abordando também suas dez competências e os desafios e avanços no processo de implementação dos currículos. Já a segunda parte discute como se deu o processo em cada uma das regiões brasileiras. São cinco capítulos que registram a ordem dos acontecimentos em cada estado, bem como as dificuldades enfrentadas e as conquistas realizadas em cada um. A terceira parte é dividida por seis capítulos sobre as modalidades da educação básica na BNCC: educação de jovens e adultos, educação inclusiva, educação do campo, educação indígena, educação quilombola e educação a distância. E a quarta parte tem como foco educação, currículo e novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Esta obra é, assim, muito mais que uma obra sobre a BNCC. Trata-se do registro de um processo coletivo de construção de conhecimento, de gestão democrática, de prática no chão das redes, com pés e mãos na e da escola. Muito mais que um referencial teórico, o conjunto é um percurso crítico-reflexivo que pode ser trilhado de acordo com a vivência de cada leitor, em sua atuação em prol de uma educação com qualidade social e, portanto, inclusiva, equitativa e libertadora.