Educação em movimento

• Edição: Fundação Santillana
  • Ano: 2021
  • Organização: Undime

Esta obra discute o direito à educação pública como uma conquista histórica a ser preservada e fortalecida, sempre! Trata de instrumentos estruturantes no contexto brasileiro, como a organização de um Sistema Nacional de Educação, os planos decenais e os meios de financiamento, que devem nortear o trabalho do gestor educacional e gerar resultados sólidos no tempo adequado.

Há ainda um mergulho na realidade desvendada pela pandemia de covid-19, no que talvez seja a primeira publicação a reunir tão profundas e consistentes análises, relatos, descobertas e possibilidades durante e após a crise sanitária na perspectiva da educação pública municipal. A estrutura educacional, que nunca se viu diante de tamanho desafio e o aceitou, produzindo experiências múltiplas, algumas das quais são comentadas aqui.

É natural que essas reflexões sejam reunidas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em um momento crucial para a educação brasileira, em que enfrentamos dificuldades imensas na defesa da educação laica, plural e de qualidade como um direito de todos.