Reestruturação do Ensino Médio – pressupostos teóricos e desafios da prática

• Autores: Jose Clovis de Azevedo / Jonas Tarcísio Reis
  • Edição: Fundação Santillana / Editora Moderna
  • Ano: 2013

Todas as redes de ensino estão desafiadas a rever seus parâmetros acerca do Ensino Médio. A saturação dos modelos propedêutico e profissionalizante estritos pressiona a que se assuma um compromisso social com a instituição de uma cultura escolar para a formação integral do ser humano.

Escola, pais, alunos e sociedade tomam caminhos para sair da inanição epistemológica de um Ensino Médio fracassado, que se mostrou incapaz de universalizar o acesso ao conhecimento. Reverter os altos índices de reprovação, abandono e distorção idade/série e garantir a aprendizagem é tarefa árdua, mas que poderá ser realizada com esforços coletivos, como os que estão ocorrendo no Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul.

Os autores deste livro são atores no processo de implementação de projetos educacionais até então restritos ao plano teórico. Mostram a escola como espaço da diversidade, em que o trabalho se organiza por meio de um desenho curricular flexível e de uma pedagogia relacional instrumentalizada pela avaliação emancipatória e pela gestão democrática, revelando que não existe possibilidade de mudança, se a caminhada não for coletiva.