Territórios Educativos – Vol 1: Experiências em Diálogo com o Bairro-Escola

• Ano: 2015
  • Organização: Helena Singer
  • Parceria: Associação Cidade Escola Aprendiz

Hoje as cidades médias e grandes do Brasil vivem uma situação típica dos países em desenvolvimento: as políticas públicas têm, em geral, garantido a oferta de equipamentos e serviços em quantidade que, a princípio, seria sufi ciente para atender às demandas da população. No entanto, a desarticulação no planejamento, na distribuição e na gestão destes recursos impede que eles sejam efetivamente aproveitados por todos.

Quando se trata dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, esta questão é ainda mais aguda, uma vez que para garanti-los, é necessária uma perspectiva integral que dê conta das múltiplas dimensões do desenvolvimento humano. Com esta perspectiva, conhecida como educação integral, nos últimos anos no Brasil, diversas organizações, cidades e o próprio governo federal criaram programas que promovem e fortalecem territórios educativos, em que buscam juntos novas formas de se organizar para garantir o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social das novas gerações.

Este movimento gera a necessidade de aperfeiçoamento das diversas políticas e programas, da qualificação das equipes encarregadas e da ampliação do repertório de escolas e comunidades no que se refere às possibilidades de articulação dos territórios educativos. Este livro traz experiências de algumas cidades brasileiras neste sentido. Conhecê-las pode ajudar todos os agentes envolvidos em programas deste tipo.