Territórios Educativos – Vol 2: Experiências em Diálogo com o Bairro-Escola

• Ano: 2015
  • Organização: Helena Singer
  • Parceria: Associação Cidade Escola Aprendiz

Território educativo, bairro educador, cidade educadora. Diversos são os nomes dados a um conjunto de estratégias articuladas por comunidades e governos para garantir os direitos básicos das novas gerações. Em comum, a visão de que a escola sozinha não é capaz de oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento das pessoas em suas dimensões intelectual, física, afetiva e social.

Os territórios educativos integram poder público, famílias, escolas, rede de proteção e agentes da cultura em torno de um projeto comum, voltado à transformação do lugar em um ambiente que favoreça o pleno desenvolvimento de todos. Este livro traz algumas experiências desenvolvidas em diferentes contextos da cidade de São Paulo na última década. Seus relatos, feitos por pesquisadores e agentes comunitários, podem estimular mais iniciativas no mesmo sentido, transformando os bairros, as cidades e o país em lugares que reconheçam seu papel educador e efetivamente acolham nossas crianças e nossos jovens.