Territórios Educativos – Vol 3: Trilhas da cidadania, educação e refúgio na cidade

• Edição: Editora Moderna
  • Ano: 2016
  • Organização: Agda Sardenberg Raiana Ribeiro
  • Parceria: Associação Cidade Escola Aprendiz

O número de pessoas em situação de deslocamento forçado no mundo atingiu o nível mais alto desde a Segunda Guerra Mundial. Conflitos armados, perseguições políticas, religiosas ou por motivo de raça, nacionalidade e orientação sexual estão entre as razões que levam cerca de 20 milhões de pessoas a serem reconhecidas atualmente como refugiadas.

A intensificação desses fluxos migratórios tem impactado não apenas os países da Europa, mas também o Brasil, onde o número de solicitantes de refúgio vem crescendo nos últimos anos. Além de impor novos desafios para a sociedade, que gradualmente se modifica em suas dinâmicas sociais, o fenômeno reforça a necessidade de avançar no campo das políticas públicas, o que requer um olhar específico do Estado e da sociedade civil para o acolhimento, a garantia de direitos e a integração dessa população ao novo país.

Esta publicação narra a experiência desenvolvida pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Editora Moderna, no processo de articulação dos potenciais educativos da cidade de São Paulo ao ensino de língua portuguesa para pessoas nessa condição. É o terceiro volume da Coleção Territórios Educativos – Experiências em Diálogo com o Bairro-Escola.