A Educação Não Parou

• Edição: Fundação Santillana/Moderna
  • Ano: 2023
  • Organização: Conselho Nacional de Secretários de Educação

A obra intitulada “A Educação não parou”, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), reúne aprendizagens e reflexões sobre as iniciativas que permitiram às escolas enfrentarem as limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

No livro, estão reunidos alguns dos aprendizados desse período, desde a relevância das articulações intersetoriais até a constatação da gravidade da pobreza que afeta parte expressiva de nossos estudantes e suas famílias.

Os relatos revelam a coragem com que a maior parte das redes, seus integrantes e parceiros da sociedade civil enfrentaram as ameaças da pandemia e as omissões do governo federal, de modo a manter os vínculos que estruturam as relações educacionais. Em meio a tensões e contradições, a Educação resistiu. Resistir é criar alternativas para a promoção e a preservação dos valores que dão sentido à vida coletiva e individual.

Neste livro registramos como ocorreram as distintas formas de resistência, ou seja, como as forças transformadoras do ecossistema educacional se mobilizaram para preservar na prática aquilo que qualifica a Educação como experiência social.