Qual a escola que queremos? – Prêmio Gestão Escolar 2012

• Edição: Fundação Santillana
  • Ano: 2012
  • Organização: Conselho Nacional de Secretários de Educação, Cenpec

Esta publicação representa a culminância de um projeto que envolveu milhares de educadores para refletir sobre suas práticas escolares e, em um esforço comunitário, solidário e democrático, propor planos de trabalho que possibilitem a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes.

O Prêmio Gestão Escolar (PGE), iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), convida e estimula todas as escolas públicas do Brasil a entrarem em um processo de autoavaliação da sua gestão. Destaca a importância da participação de toda a comunidade escolar com o objetivo de que encontrem, coletivamente e sob a liderança do diretor, novos caminhos para o aperfeiçoamento do trabalho educativo.

A premiação dá visibilidade a algumas escolas que se destacaram, colocando-as como referência para que, diante de exemplos bem-sucedidos, outras se sintam estimuladas a avançar em seus projetos e, ano a ano, observar resultados positivos na aprendizagem dos alunos e na satisfação de todos os envolvidos.

Ao final do processo, os diretores produziram relatos em que contaram como era o seu cotidiano de gestor; descreveram as relações entre equipe gestora, professores, alunos, funcionários, famílias e parceiros; apontaram os aspectos da gestão que favoreceram a premiação; e reuniram orientações que consideraram úteis para seus colegas. Esses relatos resultaram nesta publicação, que ressalta os aspectos que os gestores das escolas consideram os mais importantes entre as diversas ações que desenvolvem no cotidiano escolar.